segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ele precisa da nossa ajuda....

Olá, eu sou o Zacarias Gomes Pereira, tenho 44 anos de idade, sou casado pai de quatro filhos, desde o ano dois mil sou diabético tomo todos os dias 3 glibemclamida de 05mg 3 metformina 850mg 2 glimepirida de 4mg 2 comprimidos de losartana potássica 50mg 1 angipres cd 25mg 1 lipigran 80mg um total de 12 comprimidos todos os dias, tenho 1,60 de altura 130 quilos venho através desta mensagem pedir uma ajuda financeira a você porque preciso fazer com urgência uma cirurgia bariátrica (redução do estômago) desde que foi constatado que eu tenho diabetes meu pâncreas nunca deixou de produzir insulina natural só que meu organismo desconhece porque a célula estar morta, por este motivo o meu corpo estar todo inundado por esta insulina eu estou todo inchado o corpo estar encharcado, quando eu for submetido a esta cirurgia acima mencionada de redução do estômago devido a quantidade de alimento ser pequena não vou tomar mais remédio nenhum pra estes problemas se você puder me ajudar me ajude no mês de novembro o meu medico disse que vai marcar a cirurgia se eu estiver com os exames todos prontos, desde já conto com ajuda sua muito abrigado que Deus os abençoe todos nós. Ajude-me antes que seja tarde pra mim, ai vai meus contatos sou do Maranhão uma cidade chamada Zé Doca - MA fica as margens da BR, 316 KM 200 Fones: (098) 8152 1299 tim (098) 9147 0277 vivo ou pelo email zacarias-gomes@hotmail.com ou pelo o Face.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Vence sempre quem supera os próprios limites

anhanguera

Vence sempre quem supera os próprios limites foi o tema da palestra ao vivo que a Pós-Graduação apresentou pelo Facebook no dia 12/03/2012. Assista à gravação da palestra, que foi ministrada pelo prof. Antônio Vicente Golfeto, diretor técnico do Instituto de Economia da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto; diretor de economia do Ciesp/Ceise de Sertãozinho e diretor do escritório regional de planejamento - em Ribeirão Preto - da secretaria de economia e planejamento do Estado de São Paulo.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Promotoria pede a prisão do Blogueiro Ricardo Gama no processo contra a ...

Ricardo Gama

Ontem (15-07-2013), eu fui informado por um colega que o MP - Ministério Público pediu a minha prisão, por causa do processo da Deputada Cidinha Campos onde sou acusado supostamente de ter cometido crime de opinião contra ela, caberá ao juiz decidir, se serei preso ou não.

Devo ser o primeiro blogueiro preso no Brasil por causa de um blog, se assim o juiz decidir.

Um dia triste.

Abraços,

Ricardo Gama




Vejam baixo, o processo, número, as partes, eu, Blogueiro Ricardo Gama, e a Deputada Cidinha Campos, e o crime que eu supostamente teria cometido (art. 140 do Código Penal (injúria), através de um vídeo que eu fiz onde apenas me defendo e rebato as ofensas e xingamentos proferidos contra a minha pessoa pela nobre parlamentar.

Reprodução do site do TJ do Rio de Janeiro, clique aqui e veja o processo.




Conforme se vê abaixo, a petição que eu juntei ao processo, atendendo a a determinação do MM Juiz, e somente foi juntada ontem, mas protocolada em 03-07-2013, informando os meus problemas de saúde, a quarta operação que fiz no crânio (cranioplastia) em 29-03-2013, inclusive, sobre até a parada cardíaca que eu sofri, e as sequelas que fiquei por causa do atentado.




Informei ainda que não fui intimado da decisão dos embargos de declaração que eu protocolei no prazo legal. e de outras supostas nulidades processuais.

Independentemente disso, informei que os meus problemas de saúde, conforme comprovado na petição juntada, e vários atestados médicos juntados, me impossibilita de sair de casa, e cumprir a sentença de prestação de serviço determinada.

Petição mesmo sendo protocolada em 03-07-2013, somente foi juntada ontem, ou seja, 12 dias para apenas se juntar no processo.

Ainda assim o Ministério público, mesmo eu não podendo sair de casa por causa de problemas de saúde e sequelas, pediu a minha prisão, conforme se verifica com o despacho abaixo.

Ficarei aguardando a decisão do juiz se serei preso ou não em minha casa,e continuarei tentando recorrer, por que com todo respeito a justiça entendo não ter cometido nenhum crime.




Mais detalhes, no vídeo cima, e nos links abaixo.

Clique nos links abaixo, e entenda o caso:
Blogueiro Ricardo Gama sofre atentado em Copacabana no Bairro Peixoto, toma seis tiros, dois na cabeça, um no peito, e três de raspão
Blogueiro Ricardo Gama passa por mais uma cirurgia na cabeça (ano 2012) por causa do atentado que sofreu em 23/03/2011, e as investigações por que não andam ?
Blog SUSPENSO: Blogueiro Ricardo Gama faz mais uma cirurgia (ano (2013) na cabeça ainda por causa do atentado que sofreu
Depois de ofender, xingar e censurar, agora Deputada Cidinha Campos processa criminalmente Blogueiro Ricardo Gama

Eleições 2012: Caso Deputada Cidinha Campos (PDT), Justiça rasga a constituição e condena candidato a vereador Ricardo Gama a prisão por 3 meses
Vídeo: Deputada Cidinha Campos (PDT) executa (cobra) R$ 25 mil reais do Blogueiro Ricardo Gama por suposto crime de 
Vídeo - Deputada Cidinha Campos xinga eleitores de "cambada de mentirosos" por que não votaram no seu filho Ricardo Campos para vereador no Rio




Blogueiro Ricardo Gama sofre atentado em Copacabana no Bairro Peixoto, toma seis tiros, dois cabeça, um no peito, e três de raspão
Depois de ofender, xingar e censurar, agora Deputada Cidinha Campos processa VCRIMINALMENTE Blogueiro Ricardo Gama 

Eleições 2012: Caso Deputada Cidinha Campos (PDT), justiça rasga a constituição e condena Blogueiro Ricardo Gama a prisão por 3 meses

Blogueiro Ricardo Gama passa por mais uma cirurgia na cabeça (ano 2012) por causa do atentado que sofreu em 23/03/2011, e as investigações por que não andam

Blog SUSPENSO: Blogueiro Ricardo Gama faz mais uma cirurgia (ano 2013) na cabeça ainda por causa do atentado que sofreu

Vídeo: Deputada Cidinha Campos (PDT) executa (cobra) R$ 25 mil reais do Blogueiro Ricardo Gama por suposto crime de opinião

Vídeo - Deputada Cidinha Campos xinga eleitores de "cambada de mentirosos" por que não votaram no seu filho Ricardo Campos para vereador no Rio

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Penúltimas


Penúltimas é o programa de debates e entrevistas da TV UERJ Online, que vai ao ar toda quarta-feira abordando temas polêmicos de interesse não só da comunidade acadêmica da UERJ, mas do público em geral. Nesta edição: Debate sobre a distribuição de vacinas contra o HPV para meninas de 10 a 11 anos pelo SUS.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

ATESTADO MÉDICO


justificativa da ausência do empregado ao serviço, por motivo de doença, para não ocasionar a perda da remuneração correspondente, deve ser comprovada mediante atestado médico.
O atestado médico, para abono de faltas ao trabalho, tem limitações regulamentadas por lei. O Decreto 27.048/49 que aprova o regulamento da Lei 605/49, no artigo12, §1º e 2º, dispõe sobre as formas de abono de faltas mediante atestado médico:
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA - CFM
Os atestados médicos de particulares, conforme manifestação do Conselho Federal de Medicina (CFM), não devem ser recusados, exceto se for reconhecido favorecimento ou falsidade na emissão, assim estabelecendo:
"O atestado médico, portanto, não deve "a priori" ter sua validade recusada porquanto estarão sempre presentes no procedimento do médico que o forneceu a presunção de lisura e perícia técnica, exceto se for reconhecido favorecimento ou falsidade na sua elaboração quando então, além da recusa, é acertado requisitar a instauração do competente inquérito policial e, também, a representação ao Conselho Regional de Medicina para instauração do indispensável procedimento administrativo disciplinar".
ORDEM PREFERENCIAL
Ordem preferencial dos atestados médicos (estabelecida pelo Decreto 27.048/49 e também pela Legislação da Previdência Social):
  • Médico da empresa ou em convênio;
  • Médico do INSS ou do SUS;
  • Médico do SESI ou SESC;
  • Médico a serviço de repartição federal, estadual ou municipal, incumbida de assuntos de higiene e saúde;
  • Médico de serviço sindical;
  • Médico de livre escolha do próprio empregado, no caso de ausência dos anteriores, na respectiva localidade onde trabalha.
CONTROVÉRSIA SOBRE A ORDEM PREFERENCIAL
VALIDADE - REQUISITOS
EMPREGADO - FALSIFICAÇÃO OU ADULTERAÇÃO DE ATESTADOS
MÉDICO - ATESTADO FALSO
DENTISTAS - ATESTADOS VÁLIDOS
PRAZO DE APRESENTAÇÃO
SALÁRIO MATERNIDADE
ABORTO NÃO CRIMINOSO
ACOMPANHAMENTO MÉDICO - FILHO OU DEPENDENTE
→ Para obter a íntegra do presente tópico, atualizações, exemplos e jurisprudências, acesse Atestado Médico, no Guia Trabalhista On Line.
Obras recomendadas:

domingo, 17 de março de 2013

quarta-feira, 13 de março de 2013

Inspire Sua Vida: Famílias Olfativas

Inspire Sua Vida: Famílias Olfativas: www.inspiracao.net/268096 As famílias olfativas são caracterizadas pelas notas olfativas (ingredientes) dominantes no perfume.  ...

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

VideoSalud 33 - Las respuestas a sus preguntas




Puede hacer una pregunta al Dr. Pedro Bustelo desde: http://www.fundacioncazabajones.org/v...
EN ESTE PROGRAMA:

Nani de Santa Fe, Argentina:
¿Cómo puedo combatir la despersonalización y la irrealidad?

Laly de Montevideo, Uruguay:
Hace más de 10 años que soy tratada por depresión, he tomado desde Zoloft, Fluoxetina, Venlafaxina, Citalopram, Sarotex y desde hace 5 años Paroxetina. Mi dosis es de 2 pastillas por día, más Clonoten 2 por día.
Desde hace 6 meses he caído en una crisis de la que no he podido salir, cambiando de terapeuta, de medicación (antipsicóticos), mi pregunta es ¿no tengo cura?
Cada día me siento peor y ya sin esperanzas, la vida ya es insoportable.

Gige de Maldonado, Uruguay:
Sufro de crisis de pánico y ansiedad y mi médico psiquiatra me medicó con Clonapine. Me dijo que los tome cuando sea necesario hacerlo. Últimamente tomo media pastilla día por medio. El tema es que sueño con tener mi segundo hijo y tomando remedios lo veo imposible. Quisiera curarme sin tomar medicamentos para poder ser mamá nuevamente.

Nube de Bogotá, Colombia:
¿Por qué una modelo de 30 años, bonita, admirada por los hombres y deseada por éstos, con dinero, con... matrimonio reciente y aparentemente feliz, entra en depresión y se suicida?

Luis de Maturin, Venezuela:
Quiero su opinión sobre la Mirtazapina como antidepresiva. Llevo 3 años tomándola 15 mg, con 3 mg de Lexotanil en la noche, para trastorno de pánico con depresión. Todavía me dan ataques de ansiedad y pulsaciones elevadas.

La Chiqui de Caracas, Venezuela:
Hace unos meses me diagnosticaron crisis de pánico. Me estoy tratando con un psiquiatra hace dos meses y me he sentido un poco mejor. Me mandó tomar Rivotril 0,50 mg y porsupuesto hago terapia con él, pero siempre queda la duda si me voy a curar o no.
¿Qué me recomienda usted aparte de tomar Rivotril? ¿Medicinas naturales o sigo con el médico y espero a ver que pasa?

Sitio Web: http://www.fundacioncazabajones.org
Facebook:
http://www.facebook.com/pages/Fundaci...
Twitter: http://www.twitter.com/cazabajones

sábado, 2 de fevereiro de 2013

O Poder da Mente - Saiba mais: www.laerciofonseca.com.br



Temos dentro de nós uma força oculta e invisível extremamente poderosa que necessita ser despertada para vencermos todos os desafios da vida. Numa sociedade capitalista e materialista somos formados como escravos para obedecer as leis impostas pelos poderosos e, por isso somos altamente dominados.

Na sociedade atual não se pode ter homens poderosos e livres, portanto, é escondida do próprio homem sua verdadeira força e a sua verdadeira natureza cósmica. Nosso ser possui a conexão com o divino e com a consciência cósmica. Somos manifestação de Deus na Terra e através de nossa mente e dessa inteligência podemos canalizar essa força através de nos.

Essa força de origem divina e superior pode ser usada para curar, para moldar nossas vidas, e para auxiliar a humanidade em todos os sentidos. Nesta conferência, o prof. Laércio vem nos mostrar o caminho para encontrarmos essa nossa força mental para que possamos nos libertar de todas as amarras e seguirmos livres em nossa jornada pela Terra. A força está em você, à luz está em você e somente você pode descobrir isso.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Anisia Nascimento - educação: Pedagogia Hospitalar

Anisia Nascimento - educação: Pedagogia Hospitalar

Vida Melhor - Saúde: Dicas para controlar a ansiedade (Felipe Okazaki)




Personalidades, especialistas em saúde de todas as áreas, culinária, artesanato, matérias sobre os mais diversos assuntos, sempre visando a qualidade de vida das famílias brasileiras, você vê no "Vida Melhor", com a apresentadora Cláudia Tenório.
"Vida Melhor" é ao vivo, de segunda à sexta-feira para todo o país.

Mas, se você perdeu algum programa não se preocupe! Reveja o que foi destaque em nossa galeria de vídeos aqui no YouTube! www.youtube.com/pgmvidamelhor

Você também pode participar por e-mail, escreva para vidamelhor@redevida.com.br

Não esqueça, 12h30 a Claudia te espera ao vivo no Vida Melhor! REDEVIDA, O Canal da Família.

Sintonize: http://www.redevida.com.br/cobertura.asp

http://www.redevida.com.br/programa/vidamelhor http://www.claudiatenorio.com.br

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Vídeoaula | Epidemiologia e Saúde Pública 1




http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/cursos/211/curso-de-epidemiologia-e...

Aborda os conceitos de epidemiologia, que são os indicadores de saúde, como taxa de natalidade, prevalência de doenças, casos de mortes por doenças, associa aos conceitos de saúde pública, que aborda assuntos da saúde da população em geral.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

anisia-nascimento: Xadrez para todos e todas: Xadrez adaptado para ce...

anisia-nascimento: Xadrez para todos e todas: Xadrez adaptado para ce...: Xadrez para todos e todas: Xadrez adaptado para cegos - Programa Especial

Palestra - Mente Milionária




Palestra com o tema Mente Milionária
Palestrante: Clara Machado

Clara Machado, psicóloga, Psicodramatista, Terapeuta em EMDR, Life Coaching e Mentoring Coachig e Escritora. Escreveu o livro "Se a Vida te der um Limão...", com o qual ganhou um prêmio na categoria Motivacional: melhores de 2012-11-20 // Prêmio Interarte 2012 //Academia de Letras e Artes de Goiás V.

Confira também no link: http://www.portaleducacao.com.br/palestras/detalhes-palestra/107/mente-milion...

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Acupuntura Estética em Natal/RN




O Dr. Guilherme Coelho torna o ato terapêutico da acupuntura o mais eficaz possível, aliando a isto um conjunto de terapias que se integram na busca da harmonia interior e do equilíbrio energético, atenuado e diminuindo as dores e os males que a vida moderna impõe aos humanos.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Esquizofrenia - Ser Saudável




Ser Saudável investiga os caminhos de uma doença que atinge cerca de 1% da população mundial, a esquizofrenia. Sintomas como delírios e alucinações são os primeiros sinais da doença, que mesmo com a evolução do tratamento, ainda encontra o preconceito como a principal barreira.

A apresentadora Lívia Hartmann acompanha a história do aposentado, Leonardo Coelho da Cruz. Com uma vida ativa, entre trabalho e estudos, Leonardo descobriu a esquizofrenia no início da vida adulta. Os primeiros sinais identificados foram a reclusão social, seguida de alucinações e depressão.

No programa, veja como o tratamento com auxílio de medicamentos e a participação em grupos de apoio ajudaram Leonardo no controle da doença e fez com que levasse uma vida sem privações.

Conforme a terapeuta ocupacional Suzana de Castro Tolio, manter o cérebro em atividade intelectual ajuda a organizar o cotidiano da pessoa esquizofrênica. A presidente da AGAFAPE de Porto Alegre, Juracy Maria Bizzi, explica como o trabalho voluntário contribui para o tratamento de pessoas com a doença.

Para mostrar como ocorrem as alucinações no cérebro e desvendar os mitos e verdades sobre a esquizofrenia, o apresentador, Dr. Enrique Barros, entrevista especialistas no assunto, como o psiquiatra da Unifesp, Dr. Rodrigo Affonseca Bressan e o psiquiatra da PUC/RS, Dr. Diogo Lara.

Hipertensão - Ser Saudável




O sal está presente na maioria dos alimentos ingeridos e o seu consumo exagerado é a principal causa de uma doença silenciosa e perigosa, a Hipertensão, tema deste episódio do Ser Saudável. Além disso, fatores genéticos, a obesidade e o sedentarismo também estão associados ao aumento da pressão arterial.

Assim como muitos brasileiros, o representante comercial gaúcho Alexandre Scheffel, 60 anos, não sabia que tinha pressão alta. Após o diagnóstico, ele mudou alguns hábitos de vida para melhorar a saúde e controlar a hipertensão.

Os médicos e apresentadores do programa Dra. Lívia Hartmann de Souza e Dr. Enrique Barros irão explicar por que é preciso fazer o controle periódico da pressão, assim como praticar exercícios físicos e ter uma alimentação equilibrada, evitando a alta ingestão de sal. O programa mostra, ainda, os efeitos da hipertensão no coração e outros órgãos do corpo humano.

Participam deste episódio, o diretor da Unidade de Hipertensão do INCOR/SP, Dr. Luiz Aparecido Bortolotto; o médico cardiologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e professor da UFRGS, Dr. Miguel Gus; e a cardiologista pediátrica do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, Dra. Lúcia Pellanda. O conteúdo do programa foi produzido sob orientação do professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unisinos, Dr. Emílio Moriguchi.

Infarto do Miocárdio - Ser Saudável




O segundo episódio da nova série sobre saúde mostra os cuidados necessários para manter o coração no ritmo certo. Os apresentadores mostram o susto que o professor Ivan Renner levou, três dias antes de completar 50 anos. Neste episódio, o assunto aborda como sustos iguais ao de Renner podem ser evitados. Além de informar com explicações sobre a patologia e as orientações de prevenção da doença, que, atualmente, é a principal causa de morte no Brasil. Participam deste episódio Carísi Anne Polanczyk, chefe da Unidade de Cuidados Coronarianos do Hospital das Clínicas de Porto Alegre; Denise Zaffari, nutricionista da UNISINOS; Protásio Lemos da Luz, pesquisador.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Alterações do Sono - Ser Saudável




Ser Saudável trata de um assunto polêmico: as alterações no sono. A má alimentação, a correria do dia a dia e as preocupações da vida moderna intensificam o período de trabalho e reduzem o tempo de sono. Uma noite maldormida interfere no desempenho profissional e pessoal. É durante o sono noturno que o corpo descansa e o cérebro desempenha funções importantes, como por exemplo, liberar hormônios sexuais e do crescimento. Neste programa, o telespectador vai saber como é possível tratar problemas relacionados ao sono e os reflexos em sua saúde.
O produtor musical Rafael Henke, 37 anos, tinha uma rotina agitada e noites de sono desregradas. Os roncos e as breves paradas respiratórias, enquanto Rafael dormia, preocuparam a esposa. Após realizar exames, ele descobriu que tem apneia do sono. O policial militar, Paulo Sérgio Ferreira, 42, trabalha durante a noite e dorme durante o dia. Ele também tem problema de apneia do sono. Os apresentadores, Dra. Lívia Hartmann e Henrique Barros, acompanham as duas histórias e mostram como Rafael e Paulo trataram os distúrbios do sono.
Um dos fatores que ajuda a regular o sono é a prática de exercícios físicos. O programa também mostra dicas para dormir bem, e os benefícios de uma boa noite de sono para a saúde. Participam deste programa a pesquisadora do Instituto do Sono de São Paulo, Dra. Luciana Palombini; o professor de Educação Física da Unifesp, Marco Túlio de Mello; e o neurologista do Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre, Dr. Geraldo Rizzo.
Apresentação Enrique Barros e Lívia Hartmann
Direção geral Daniel Pedroso
Coprodução TV Brasil e UNISINOS

Meio Ambiente por Inteiro - Produtos naturais na estética




Tratamentos a laser, cosméticos industrializados, cirurgias plásticas. A procura por um corpo e pele perfeitos cresce a cada dia. Mas será que o excesso desses tratamentos estéticos pode fazer mal à saúde? Trocar o artificial pelo natural, não seria uma boa opção? Os produtos naturais não agridem a natureza, e utilizando técnica e quantidade certas, não prejudicam o corpo. Para falar sobre o uso de produtos naturais na estética, o programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana recebe a analista técnica da Unidade de Atendimento Coletivo -- Indústria do Sebrae Nacional Maria Regina Diniz de Oliveira e a biomédica Glauciene Melo.

Depressão e Transtorno Bipolar - Ser Saudável




O terceiro episódio da série Ser Saudável apresenta um tema que acomete cerca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo e é cercado de preconceitos: os transtornos psíquicos. A depressão e o transtorno bipolar são apresentados através de histórias de pessoas comuns que superaram o problema. Separação, estresse no trabalho e no relacionamento familiar. Situações como estas levaram o artista plástico Edson Nobre, de 51 anos, a sofrer de depressão. Para a aposentada Mara Zanini, que tem a mesma idade e sofre com transtornos bipolares, os sintomas são parecidos, mas com efeitos permanentes na alteração de humor. A depressão e o transtorno bipolar são normalmente confundidos e é mesmo difícil distinguir quando a tristeza é um sentimento rotineiro e quando passa a ser prejudicial para a saúde e o convívio social. O tratamento e a diferença entre os dois distúrbios psíquicos são abordados por especialistas. E, para entender melhor o assunto, as histórias de Edson e Mara revelam como é possível superar o problema com ajuda profissional. Participam deste episódio os médicos especialistas: Marcelo de Almeida Fleck, que é coordenador do Programa de Transtornos de Humor do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e do Grupo WHOQOL (World Health Organization Quality of Life Group) no Brasil, além de consultor temporário da Organização Mundial da Saúde. Flávio Pereira Kapczinski, doutor em Psiquiatria pela University of London e, atualmente, diretor do Laboratório de Psiquiatria Molecular HCPA, além de presidir a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar e ser membro do quadro editorial do Journal of Psychiatric Research. E, Diogo Lara, psiquiatra e professor da Faculdade de Biociências e de Psiquiatria da PUC/RS e coordenador do Ambulatório de Bipolaridade do Hospital São Lucas da PUC/RS

Só divulgando...: Qual foi o melhor blog de 2012? Vote de hoje até 3...

Só divulgando...: Qual foi o melhor blog de 2012? Vote de hoje até 3...: Qual foi o melhor blog de 2012? Vote de hoje até 30/01/2013 http://www.facebook.com/events/128687543960292/ Vote em um ...


Qual foi o melhor blog de 2012? Vote de hoje até 30/01/2013


Qual foi o melhor blog de 2012? Vote de hoje até 30/01/2012
http://www.facebook.com/events/128687543960292/




Vote em um dos blogs abaixo:
http://divulcacaoepublicacao.blogspot.com.br/


http://nascimentosampaio.blogspot.com.br/

http://nascimento-educacao.blogspot.com/


http://meioambiente-ecidadania.blogspot.com/
 

Visite o site "Alex Silva Sem Censura" e vote em um dos blogs acima citados. Endereço do site: http://blogdoalex-silva.blogspot.com.br/2012/12/desmatamento-florestal-apresenta-queda.html?spref=bl

Obrigada,
Anisia Nascimento

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Sem Censura - Diabetes é um dos assuntos discutidos hoje no programa

DOR NO PEITO | Sinais de gravidade

DOR NO PEITO | Sinais de gravidade



Uma dor no peito não significa necessariamente um ataque cardíaco. A maioria das pessoas que procura atendimento médico em serviços de emergência por conta de dor no peito não está tendo um ataque cardíaco, mas sim problemas menos graves, como dor muscular, refluxo ou crises de ansiedade. Entretanto, como a dor no peito pode significar um problema de saúde com risco de morte, o melhor mesmo é não arriscar. Muitos pacientes demoram a procurar ajuda para um ataque de coração por achar que os sintomas não são graves ou que a dor irá melhorar espontaneamente. Muitas vezes, este tempo de espera em casa é a diferença entre sobreviver ou não a um infarto.


Leia o texto original no site MD.Saúde:
DOR NO PEITO | Sinais de gravidade http://www.mdsaude.com/2010/11/dor-no-peito.html#ixzz2CODu391s


Leia o texto original no site MD.Saúde:
DOR NO PEITO | Sinais de gravidade http://www.mdsaude.com/2010/11/dor-no-peito.html#ixzz2CODu391s


Leia o texto original no site MD.Saúde:
DOR NO PEITO | Sinais de gravidade http://www.mdsaude.com/2010/11/dor-no-peito.html#ixzz2CODu391s


Leia o texto original no site MD.Saúde:
DOR NO PEITO | Sinais de gravidade http://www.mdsaude.com/2010/11/dor-no-peito.html#ixzz2CODu391s


Leia o texto original no site MD.Saúde:
DOR NO PEITO | Sinais de gravidade http://www.mdsaude.com/2010/11/dor-no-peito.html#ixzz2CODu391s


Neste texto vamos explicar os seguintes pontos sobre a dor no peito:
  • Sinais de gravidade de uma dor no peito.
  • Causas de dor no peito.
  • Sintomas do infarto.
  • Outras causas graves de dor no peito além do infarto.
  • Quando procurar atendimento médico.
Dor no peito - Introdução

Um trabalho feito há alguns anos na Universidade de Michigan, EUA, avaliou 400 pacientes que chegaram ao setor de urgências com queixas de dores no peito. Após a avaliação diagnóstica, 53% dos casos não tinham uma causa orgânica definida, ou seja, não eram causados por nenhuma doença nos órgãos internos do tórax, como coração, pulmão e esôfago, por exemplo. Mais da metade eram apenas casos de ansiedade. 36% eram causados por dores músculo-esqueléticas ou por doenças do esôfago, e apenas 11% eram devidos a causas mais graves, como doenças cardiovasculares.

Vamos, então, falar um pouquinho sobre dor torácica, dando ênfase aos sinais de gravidade. É sempre bom lembrar que o que segue são apenas orientações gerais, não devendo nunca servir de base para autodiagnósticos. Apenas um médico, através da história clínica, do exame físico e de exames complementares, quando necessários, pode estabelecer diagnósticos para dor torácica.

Em alguns momentos vou usar o termo dor torácica em vez de dor no peito, uma vez que este é mais preciso, pois várias doenças que podem se manifestar com dor no peito, podem fazê-lo envolvendo todo o tórax, inclusive nas costas. Também vale ser dito que evitarei o termo ataque cardíaco, chamando-o do modo mais correto, ou seja, infarto do miocárdio ou doença isquêmica cardíaca.

Quais fatores são importantes na avaliação de uma dor no peito?

Existem dois fatores primordiais na avaliação clínica da dor torácica:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFJx3R9z1Z9UXqdhgZoWDHhQO-qjr3f9M5jj9_CPnii5LLqwldDXFO-suJZbKCGzVutBooQ4vgNhwAshuCsVpPHdTP-hn7fmXODA3f92syPlf6k9vUAKUan3v1S2xSaLTltqk7ZXMj2pE/s1600/dor+no+peito.jpg
Dor no peito
- Características da dor
- História clínica do paciente


1- Características da dor no peito

Quando se tem uma dor no peito, a primeira coisa que se deve tentar esclarecer é se a mesma indica uma dor anginosa, ou seja, dor de isquemia cardíaca (infarto). A angina de peito apresenta algumas características típicas que podem ser usadas para afastar ou reforçar a suspeita de uma doença cardiovascular.

Características da dor no peito de isquemia cardíaca:

- ser mais um peso ou uma forte sensação de aperto no peito do que uma propriamente uma dor (é muito comum o paciente descrever a dor encostando o punho fechado em frente ao peito, para mostrar que a dor é em aperto)
- ser desencadeado por esforço físico ou estresse emocional.
- ser uma dor difusa no lado esquerdo e centro do tórax, frequentemente com irradiação para braço esquerdo, costas e/ou pescoço.
- vir acompanhada de suores, falta de ar, palidez ou hipotensão.
- vir acompanhada de palpitações.
- ser uma dor que dura vários minutos.
- ser uma dor que não cede aos analgésicos comuns.
- um sinal de extrema gravidade, e que fala a favor de doença cardíaca, é a perda de consciência após o início da dor torácica (leia: INFARTOFULMINANTE | Causas e sintomas).

Na maioria das vezes o infarto se apresenta como uma dor intensa e muito incomodativa. Porém, a intensidade da dor não é um fator determinante, uma vez que até 1/3 dos infartos ocorrem com leves desconfortos. Pacientes diabéticos ou idosos podem ter dores leves e, às vezes, se queixam mais de cansaços e mal estar do que propriamente de dor no peito.

Características da dor no peito que falam contra uma isquemia cardíaca:

- ser uma dor que dura poucos segundos e surge sem esforço físico ou estresse emocional.
- uma dor de curta duração que vai e volta sem fatores desencadeantes precisos.
- ser uma dor muito bem localizada, sendo o paciente capaz de apontar com o dedo indicador exatamente onde ela incide.
- ser uma dor que piora quando se aperta o local com o dedo ou quando se faz algum movimento com o tórax.
- dor em pontada ou que piora com a respiração profunda costumam ter origem outra que infarto.
- ser uma dor que vai e volta há muitos anos sem haver sinais de progressão ou piora.
- ser uma dor que melhora muito com um simples analgésico.
- ser uma dor que não irradia e não vem acompanhada de outros sintomas como falta de ar, suores, vômitos, hipotensão, etc.

Devemos salientar que as características acima são apenas orientações, de modo algum são suficientes para se descartar ou diagnosticar uma dor no peito. Algumas pessoas com crises de ansiedade podem apresentar sintomas muito parecidos com um infarto, queixando-se de palpitação, suores, falta de ar, tonturas etc...

Também é bom lembrar que a isquemia cardíaca não é a única causa grave de dor no peito, podendo esta também ser causada por pneumonia, embolia pulmonar e aneurisma de aorta, por exemplo, doenças com sintomas distintos do infarto do miocárdio.

Temos um texto exclusivo sobre a angina de peito (a dor do isquemia do coração), como maiores explicações sobre este tipo de dor torácica: SINTOMASDO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO E ANGINA

2- História clínica do paciente com dores no peito

Além das características da dor, os dados clínicos do próprio paciente também são extremamente relevantes. A abordagem de uma dor no peito em um paciente de 19 anos e sadio é completamente diferente da de um paciente de 63 anos, obeso, com história de diabetes, hipertensão e tabagismo.

Quanto mais fatores de risco para doença cardiovascular um paciente tiver, maiores as chances de sua dor no peito indicar uma doença mais grave. Um paciente sem fatores de risco conhecidos pode infartar? Pode, mas é pouco comum, e isso deve ser sempre levado em conta (leia: INFARTO EM JOVENS| Causas).

Os principais fatores de risco para doença cardiovascular que devem ser avaliados em um paciente com dor no peito são:

- Idade maior que 40 anos
- História prévia de doença isquêmica cardíaca
- Sedentarismo e dieta rica em gorduras saturadas
- Forte história familiar para doença isquêmica cardíaca
- Tabagismo (leia: MALEFÍCIOSDO CIGARRO | Tratamento do tabagismo)
- Obesidade (leia: OBESIDADEE SÍNDROME METABÓLICA | Definições e consequências)
- Diabetes mellitus (leia: DIABETES MELLITUS |DIAGNÓSTICO E SINTOMAS)
- Hipertensão arterial (leia: HIPERTENSÃOARTERIAL (PRESSÃO ALTA) | Sintomas e tratamento)
- Colesterol elevado (leia: COLESTEROLHDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERÍDEOS)
- Insuficiência renal crônica (leia: INSUFICIÊNCIARENAL CRÔNICA | Sintomas e tratamento)
- Uso de cocaína (leia: COCAÍNA |CRACK | Efeitos e complicações)

A partir dos dados explicados acima, junto com o exame físico, o médico é capaz de estabelecer os diagnósticos diferenciais para a sua dor no peito. Se a avaliação clínica indicar algum risco da dor ser de origem cardíaca, o médico irá solicitar exames para tentar diagnosticar ou descartar esta causa. Em avaliações de dor torácica, muitas vezes é mais importante descartar causas graves do que estabelecer um diagnóstico definitivo para a dor.

Causas de dor no peito

A dor no peito sempre traz consigo o medo de um infarto, porém, existem dezenas de causas para dor torácica, algumas delas tão ou mais graves que a doença isquêmica cardíaca. Na verdade, a dor no peito pode ser causada por doenças em qualquer um dos órgãos dentro e fora da caixa torácica, incluindo coração, esôfago, pulmão, pleura, mediastino, grandes vasos, costelas, cartilagens, articulações, músculos do tórax, pele etc...

Abaixo segue uma lista das principais causas de dor torácica, algumas já abordadas em outros textos deste site:

- Aneurisma de aorta (leia: ANEURISMA | Causas esintomas)
- Pneumotórax (leia: PNEUMOTÓRAX| Causas, sintomas e tratamento)
- Derrame pleural (leia: DERRAMEPLEURAL | Tratamento, sintomas e causas)
- Embolia pulmonar (leia: EMBOLIA PULMONAR |Sintomas e tratamento)
- Pneumonia (leia: PNEUMONIA| Sintomas e tratamento)
- Refluxo gastro-esofágico (leia: HÉRNIADE HIATO | REFLUXO GASTROESOFÁGICO)
- Pericardite (inflamação do pericárdio)
- Tumores do pulmão ou mediastino (leia: CÂNCERDE PULMÃO | Fatores de risco)
- Esofagite (inflamação do esôfago)
- Espasmo do esôfago
- Hipertensão pulmonar
- Costocondrite (inflamação das cartilagens que ligam as costelas ao osso esterno)
- Lesões nas costelas
- Lesões musculares
- Artrite (leia: ARTRITEe ARTROSE | Sintomas e diferenças)
- Fibromialgia (leia: FIBROMIALGIA| Sintomas e tratamento)
- Artrite reumatóide (leia: ARTRITEREUMATÓIDE | Sintomas e tratamento)
- Herpes zoster (leia: CATAPORA(VARICELA) | HERPES ZOSTER | Sintomas e tratamento)

Além dos órgãos e tecido do tórax, algumas vezes problemas em órgãos do abdômen podem também causar dor torácica, entre eles:

- Colecistite (leia: PEDRANA VESÍCULA | COLECISTITE | Sintomas e tratamento)
- Gastrite e úlcera péptica (leia: GASTRITE| ÚLCERA GÁSTRICA)
- Pancreatite (leia: PANCREATITECRÔNICA | PANCREATITE AGUDA)

Como pôde ser visto, o diagnóstico da dor no peito é bem complexo, uma vez que este sintoma pode indicar uma extensa gama de patologias distintas. Na dúvida, o ideal é procurar um médico. Se a sua dor é diferente das que você já sentiu antes, procure ajuda de um profissional, principalmente se você tiver fatores de risco para doença cardiovascular.

Ansiedade e gases como causa de dor torácica

Pessoas com crises de ansiedade, síndrome do pânico, depressão e hipocondria também costumam apresentar dores no peito com frequência. Pelo menos 1/3 dos pacientes que se dirigem aos serviços de urgência com dor no peito, o fazem por causas de origem psicológicas/psiquiátricas.

A relação entre gases e dor no peito é bem conhecida. Normalmente a dor por gases não é bem no tórax, mas sim na porção inferior das costelas, que chamamos de hipocôndrio. Estas dores ocorrem por dilatação dos estômago e esôfago, muitas vezes pinçando os nervos ao seu redor. Pessoas com hérnia de hiato, uma condição onde o estômago acaba subindo em direção ao tórax, podem ter dor torácica com acumulo de gases no estômago.

Outra causa comum de dor na região do hipocôndrio e costelas, mas que pode ser confundida com dor torácica, é a dor que ocorre após exercício físico extenuante. Esta dor é causada por fadiga da musculatura torácica responsável pela respiração. Ela pode assustar por aparecer durante exercícios físicos, mas é bem diferente da dor do infarto, pois ocorre tardiamente durante a atividade, não irradia, é muito localizada, não é bem no peito e parece mais uma câimbra do que a dor em aperto do infarto.

Leia o texto original no site MD.Saúde: DOR NO PEITO | Sinais de gravidade
  
 http://www.mdsaude.com/2010/11/dor-no-peito.html

domingo, 11 de novembro de 2012

Raquel Rigotto: Efeitos dos Agrotóxicos na Sáude

F43 Reações ao “stress” grave e transtornos de adaptação

F43 Reações ao “stress” grave e transtornos de adaptação

Os Transtornos de Adaptação estão incluídos nas F43 Reações ao “stress” grave e transtornos de adaptação
Esta categoria difere das outras na medida que sua definição não repousa exclusivamente sobre a sintomatologia e a evolução, mas igualmente sobre a existência de um ou outro dos dois fatores causais seguintes: um acontecimento particularmente estressante desencadeia uma reação de "stress" aguda, ou uma alteração particularmente marcante na vida do sujeito, que comporta conseqüências desagradáveis e duradouras e levam a um transtorno de adaptação.


Embora fatores de "stress" psicossociais ("life events") relativamente pouco graves possam precipitar a ocorrência de um grande número de transtornos classificados em outra parte neste capítulo ou influenciar-lhes o quadro clínico, nem sempre é possível atribuir-lhes um papel etiológico, quanto mais que é necessário levar em consideração fatores de vulnerabilidade, freqüentemente idiossincráticos, próprios de cada indivíduo; em outros termos, estes fatores não são nem necessários nem suficientes para explicar a ocorrência e a natureza do transtorno observado.
 Em contraste, para os transtornos reunidos aqui sob F43, admite-se que sua ocorrência é sempre a conseqüência direta de um "stress" agudo importante ou de um traumatismo persistente. O acontecimento estressante ou as circunstâncias penosas persistentes constituem o fator causal primário e essencial, na ausência do qual o transtorno não teria ocorrido. Os transtornos reunidos neste capítulo podem assim ser considerados como respostas inadaptadas a um "stress" grave ou persistente, na medida em que eles interferem com mecanismos adaptativos eficazes e entravam assim o funcionamento social. 

F43.0 Reação aguda ao "stress"

Transtorno transitório que ocorre em indivíduo que não apresenta nenhum outro transtorno mental manifesto, em seguida a um "stress" físico e/ou psíquico excepcional, e que desaparece habitualmente em algumas horas ou em alguns dias. A ocorrência e a gravidade de uma reação aguda ao "stress" são influenciadas por fatores de vulnerabilidade individuais e pela capacidade do sujeito de fazer face ao traumatismo.

A sintomatologia é tipicamente mista e variável e comporta de início um estado de aturdimento caracterizado por um certo estreitamento do campo da consciência e dificuldades de manter a atenção ou de integrar estímulos, e uma desorientação. Este estado pode ser seguido quer por um distanciamento do ambiente (podendo tomar a forma de um estupor dissociativo - ver F44.2) ou de uma agitação com hiperatividade (reação de fuga). O transtorno se acompanha freqüentemente de sintomas neurovegetativos de uma ansiedade de pânico (taquicardia, transpiração, ondas de calor).

Os sintomas se manifestam habitualmente nos minutos que seguem a ocorrência do estímulo ou do acontecimento estressante e desaparecem no espaço de dois a três dias (freqüentemente em algumas horas). Pode haver uma amnésia parcial ou completa (F44.0) do episódio.


Quando os sintomas persistem, convém considerar uma alteração do diagnóstico (e do tratamento).
Choque psíquico

Estado de crise

Fadiga de combate

Reação aguda (à) (ao):
· crise
· "stress"
F43.1 Estado de "stress" pós-traumático

Este transtorno constitui uma resposta retardada ou protraída a uma situação ou evento estressante (de curta ou longa duração), de natureza excepcionalmente ameaçadora ou catastrófica, e que provocaria sintomas evidentes de perturbação na maioria dos indivíduos. Fatores predisponentes, tais como certos traços de personalidade (por exemplo compulsiva, astênica) ou antecedentes do tipo neurótico, podem diminuir o limiar para a ocorrência da síndrome ou agravar sua evolução; tais fatores, contudo, não são necessários ou suficientes para explicar a ocorrência da síndrome. 

Os sintomas típicos incluem a revivescência repetida do evento traumático sob a forma de lembranças invasivas ("flashbacks"), de sonhos ou de pesadelos; ocorrem num contexto durável de "anestesia psíquica" e de embotamento emocional, de retraimento com relação aos outros, insensibilidade ao ambiente, anedonia, e de evitação de atividades ou de situações que possam despertar a lembrança do traumatismo.
Os sintomas precedentes se acompanham habitualmente de uma hiperatividade neurovegetativa, com hipervigilância, estado de alerta e insônia, associadas freqüentemente a uma ansiedade, depressão ou ideação suicida. O período que separa a ocorrência do traumatismo do transtorno pode variar de algumas semanas a alguns meses. A evolução é flutuante, mas se faz para a cura na maioria dos casos. Em uma pequena proporção de casos, o transtorno pode apresentar uma evolução crônica durante numerosos anos e levar a uma alteração duradoura da personalidade (F62.0).
Neurose traumática

F43.2 Transtornos de adaptação

Estado de sofrimento e de perturbação emocional subjetivos, que entravam usualmente o funcionamento e o desempenho sociais. ocorrendo no curso de um período de adaptação a uma mudança existencial importante ou a um acontecimento estressante. O fator de "stress" pode afetar a integridade do ambiente social do sujeito (luto, experiências de separação) ou seu sistema global de suporte social e de valor social (imigração, estado de refugiado); ou ainda representado por uma etapa da vida ou por uma crise do desenvolvimento (escolarização, nascimento de um filho, derrota em atingir um objetivo pessoal importante, aposentadoria). A predisposição e a vulnerabilidade individuais desempenham um papel importante na ocorrência e na sintomatologia de um transtorno de adaptação; admite-se, contudo, que o transtorno não teria ocorrido na ausência do fator de "stress" considerado. As manifestações, variáveis, compreendem: humor depressivo, ansiedade, inquietude (ou uma combinação dos precedentes), sentimento de incapacidade de enfrentar, fazer projetos ou a continuar na situação atual, assim como certa alteração do funcionamento cotidiano.


Transtornos de conduta podem estar associados, em particular nos adolescentes. A característica essencial deste transtorno pode consistir de uma reação depressiva, ou de uma outra perturbação das emoções e das condutas, de curta ou longa duração.


Choque cultural

Hospitalismo da criança

Reação de luto


Exclui:

transtorno ligado à angústia de separação na infância (F93.0)


F43.8 Outras reações ao "stress" grave


F43.9 Reação não especificada a um "stress" grave