sábado, 5 de janeiro de 2013

Hipertensão - Ser Saudável




O sal está presente na maioria dos alimentos ingeridos e o seu consumo exagerado é a principal causa de uma doença silenciosa e perigosa, a Hipertensão, tema deste episódio do Ser Saudável. Além disso, fatores genéticos, a obesidade e o sedentarismo também estão associados ao aumento da pressão arterial.

Assim como muitos brasileiros, o representante comercial gaúcho Alexandre Scheffel, 60 anos, não sabia que tinha pressão alta. Após o diagnóstico, ele mudou alguns hábitos de vida para melhorar a saúde e controlar a hipertensão.

Os médicos e apresentadores do programa Dra. Lívia Hartmann de Souza e Dr. Enrique Barros irão explicar por que é preciso fazer o controle periódico da pressão, assim como praticar exercícios físicos e ter uma alimentação equilibrada, evitando a alta ingestão de sal. O programa mostra, ainda, os efeitos da hipertensão no coração e outros órgãos do corpo humano.

Participam deste episódio, o diretor da Unidade de Hipertensão do INCOR/SP, Dr. Luiz Aparecido Bortolotto; o médico cardiologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e professor da UFRGS, Dr. Miguel Gus; e a cardiologista pediátrica do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, Dra. Lúcia Pellanda. O conteúdo do programa foi produzido sob orientação do professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unisinos, Dr. Emílio Moriguchi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário